DISCURSO DE POSSE

23-12-2010 20:16

Minhas primeiras palavras são de agradecimento ao Senhor Bom Jesus dos Santos Passos, a intercessão, de Nossa Senhora da Ajuda, a minha família, esposa, filhos e netos, aqui presentes, aos amigos, aos irmãos e irmãs, que aceitaram compor uma equipe, para administrar a irmandade, ciente das dificuldades que o momento atual apresenta. Também quero manifestar minha gratidão, ao capelão, padre, Josevaldo, pela maneira honesta, correta e justa que conduziu o processo eleitoral, fazendo prevalecer à vontade da maioria, Ao interventor, Diácono, Antonio José Oliveira, pela coragem, e dignidade em obedecer, ao eminentíssimo Sr. Cardeal D. Geraldo Majella Agnelo, convocando e realizando as eleições, corrigindo o estatuto, tomando as medidas cabíveis, e moralizando a administração da irmandade, como lhe foi determinado.  Ao pároco, e Vigário geral, Mons. Ademar Dantas, e ao delegado episcopal para as irmandades e devoções, Cônego Edson Menezes, que estenderam à confiança que ambos têm no Padre Josevaldo, para mim também. Aceitando a minha indicação. Aos demais membros da venerável, fiéis e devotos desta igreja, que me acolheram como verdadeiros irmãos em Cristo. Acatando as minhas iniciativas, aprovando minhas idéias, e me ajudando a desenvolver um trabalho, liderado pelo capelão, Pe Josevaldo, Trabalho este, que resgatou a moralidade e credibilidade da irmandade e o respeito pela igreja.

Gostaria de ressaltar a feliz coincidência, por ter ingressado na irmandade, em 2008, na festa de Nossa Senhora, numa missa festiva, presidida pelo nosso Bispo auxiliar, D. Gregório Paixão, e por estar tomando posse hoje no cargo de provedor, nesta outra celebração festiva de nossa padroeira, também presidida por ele.  Sinto-me honrado, por ter recebido nas duas ocasiões às bênçãos do bispo em nome da Trindade. O que aumenta a minha responsabilidade.

Aproveitaremos nossos primeiros meses de gestão, para diagnosticar os problemas administrativos existentes, para logo corrigi-los, dialogando, e de tudo dando ciência, a todos os irmãos e irmãs, sem distinção, sem discriminação, ouvindo-os, acatando os conselhos dos mais velhos, sem abrir mão da colaboração e idéias dos mais novos.

Queremos uma entidade mais enxuta, mais ágil e uma vez corrigida às questões internas, não medir esforços para a manutenção e zelo da igreja, implantar uma metodologia administrativa moderna na irmandade, utilizar os seus recursos, prioritariamente para esses fins.  Dando a liturgia, todo o apoio necessário, objetivando a catequese e à evangelização.

Garantir os direitos dos irmãos e, ao mesmo tempo cobrar deles o cumprimento dos seus deveres, não apenas os estatutários, mas principalmente motivá-los a pratica de uma vida espiritual mais profunda, dando todo o suporte que estiver ao nosso alcance, ao culto Divino, nossa principal finalidade, e como finalidade complementar, fomentar um verdadeiro espírito de família entre os irmãos e irmãs.

È uma honra, assumir o cargo de provedor, para administrar as questões práticas e materiais da irmandade, à condução da igreja e dos seus fiéis, caberá, aos Pastores, bispos, mestres e doutores da igreja, que são os legítimos representantes do Cristo. Quanto a mim, quero me ater diante da minha pequenez perante Deus. E me colocar pura e simplesmente a seu serviço, como mais um operário na sua messe. Salve Maria! Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 17 de dezembro de 2010.

Carlos Augusto Rodrigues Sousa

Provedor eleito