A história da igreja, da irmandade e a devoção a Nossa Senhora da Ajuda

29-01-2011 10:28

A história da igreja, da irmandade e a devoção a Nossa Senhora da Ajuda

Vindo ao Brasil, com missão especial de fundar a cidade do Salvador, Tomé de Souza inclui na sua frota uma Nau, a principal denominada Nossa Senhora da Ajuda, na qual também trouxera uma imagem do mesmo nome. Foi esse mesmo navio que em junho de 1556 naufragou na costa de Alagoas vitimando o nosso primeiro bispo.

Lá em Portugal, na praia do Restelo em Lisboa, teve início a devoção a Nossa Senhora da Ajuda, numa capelinha que guardava pequena imagem.

Iniciada ao redor da ermida da Graça, a cidade foi transferida para “mais adiante”, onde os Jesuítas edificaram a igreja de Nossa Senhora da Ajuda: “nestas cousas se ocupavam os nossos, quando passados o mês de abril, (ainda de 1549) mudou de sítio o governador, para a distância de meia légua de Vila Velha, lugar que tinha demarcado e começado a fundar a cidade a que pôs o nome de São Salvador; e por força mudaram-se também nossos religiosos, e no mesmo tempo em que os moradores edificavam casas, fazer a sua igreja no lugar onde se vê a de Nossa Senhora da Ajuda, invocação que então lhe puseram; e foi a primeira que no Brasil teve a Companhia” (Simão de Vasconcelos, Crônica da Companhia de Jesus, Vozes, Petrópolis, 1977, p. 198).

Assim teve origem a devoção e a igreja que ainda hoje permanecem no Centro Histórico da nossa cidade  e que foi catedral provisória para o primeiro, bispo,. Dom Pero Fernandes Sardinha. Templo que guarda a memória de uma história marcada pela fé. Devoção que reconhece e enaltece a proteção especial da mãe do Salvador. Narrativa de D. Geraldo Majella Agnelo, Cardeal Arcebispo de Salvador -Bahia,na reabertura da igreja em 2004. Após a última restauração.

Quanto a nossa irmandade, em 1826, o então imperador do Brasil, doou à igreja, para que a mesma administrasse. O que vem sendo feito até os dias atuais.