Irmandade do SENHOR BOM JESUS DOS SANTOS PASSOS E VERA CRUZ

29-11-2010 12:58

Histórico da Capela de Nossa Senhora da Ajuda                                             “Velha como a Sé de Palha”

Primeira da América Latina

MDXLIX

1549 - No mês de abril o primeiro Governador Geral do Brasil Tomé de Souza, demarcou e fundou  a Cidade de São Salvador, a futura Capital do Reino. Os padres Jesuitas que acompanhavam as autoridades portuguesas procuraram levantar dentro da cerca de pau a pique uma pequena ermida edificada em taipa de pilão com cobertura de palha. Esse pequeno templo consagrado a Nossa Senhora da Ajuda cuja, imagem veio a bordo da caravela Capitânia Senhora da Ajuda- foi transladada para a capelinha, que era circunvizinhada de pequenas e humildes casebres que abrigavam os padres Jesuítas, cujo madeiramento foi retirado das matas de Guadalup, hoje entre a Praça dos Veteranos (Corpo de Bombeiros) e a Barroquinha.

1552 - No mês de julho ao chegar ao Brasil, o seu primeiro Bispo, Dom Pedro Fernandes Sardinha, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi reconhecida como a Sé Primacial do Brasil, cognominada de Sé de Palha.   Os Padres Jesuítas que moravam nas proximidades cederam as suas moradias ao Sr. Bispo e passaram a conviver no Monte Calvário hoje Convento do Carmo.                                                                                                                                                                                                           .

1572 - No Governo de Men de Sá, devido ao seu estado precário de conservação a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, foi iniciada a campanha por Dom. Pedro Leitão para a construção em pedra e cal de uma nova Capela em cantaria, imitando as Igrejas românica do Minho do x Século XVI sem o frontão das linhas jesuítico –francesas.

1579 - Foi concluída a construção da nova capela que serviu as pregações dos Padres Jesuítas Manoel da Nobrega, o primeiro pregador do Evangelho no Brasil, organizando a Santa Cruzada de catequese dos índios , José de Anchieta, que se dedicou ao seu confessionário e dava absolvição aos fiéis. Antônio Vieira pregou varias vezes para os católicos, estes, se destacaram - dentre muitos ocupando o púlpito e irradiando para todos a moral da religião cristã.

1807 - A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi incorporada aos Bens da União. Coleção do Império 1850 tomo II, parte 1ª , seção 5ª.

1826 - No mês de fevereiro a Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi doada à Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz, pela Mesa do Desembargo do Paço Imperial no dia dez da Sexta Independência do Império, assinado pelo Marquês de Nazaré e rubricado pela Sua Majestade o Imperador.

1842 - A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz pagou 400$000 ao Senhor Joaquim Francisco de Matos Rozeria pela obra do retábulo da Capela Mor

1912 - no dia dezesseis de agosto foi celebrado a ultima missa na Capela de Nossa Senhora da Ajuda pelo Bispo Dom. Jerónimo Thomé da Silva e tendo como pregador o padre Antônio de Menezes, em virtude da demolição desse Templo para obedecer ao projeto de remodelação da Cidade no.Governo JJ Seabra

“As primeiras feridas abertas no peito em nome do progresso, alvos inconscientes quando gemia e soluçava a velha capeliha de Nossa Senhora da Ajuda..." – (Silvio Bocaneira Júnior-).

1923 - Centenário da Independência do Brasil, foi inaugurada a nova Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, em estilo Manuelito em alvenaria de pedra e tijolo custando aos cofres Municipais, cento e sessenta e um contos de réis e para o Estado coube a importância de noventa e três contos de réis.

1994 - È iniciada a campanha junto as autoridades governamentais e eclesiástica para a restauração e recuperação dos bens imóveis e móveis da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda pelo Provedor Prof. Roberto Adolpho de Menezes. Com um PROJETO no valor de R$99.565,78

2003 - Em julho , foi autorizado pelo Governador do Estado da Bahia , Dr. Paulo Souto, o início das obras de recuperação e restauração da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, de acordo com o Projeto Executivo elaborado pela CONDER , aprovado pelo IPHAN e executado pela Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S.A de acordo MONUMENTA/ BID do Ministério da Cultura.

2004 – Restaurada e bela, a igreja da Ajuda, reabre as suas portas, para alegria geral de todos os católicos, especialmente dos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Ajuda. Restabelecendo assim, aquele sentimento do início de sua edificação, (em 1549), quando os primeiros moradores da cidade de São Salvador, começaram a construir suas casas nas proximidades da casa de Nossa Senhora da Ajuda, (Capela da Ajuda), invocação que então lhe puseram; e foi a primeira que no Brasil teve a Companhia” (Simão de Vasconcelos, Crônica da Companhia de Jesus, Edit. Vozes, Petrópolis, 1977, p.198).  Ainda em 2004, o nosso Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia, D,. Geraldo Majella Agnelo, na reabertura da igreja, declarou: Este Templo, guarda a memória de uma história marcada Pela fé. Devoção que reconhece e enaltece a proteção especial da mãe do nosso Salvador. E esta Igreja que, mais uma vez restaurada, é hoje devolvida à cidade e aos devotos da Mãe de Deus.

2010 - Continuamos aqui na igreja da Ajuda adorando ao Deus Vivo e a Jesus nosso Salvador,  Na assistência do Espírito Santo, venerando a Maria a Maria!

Esta é a síntese pontual da história da igreja de Nossa Senhora da Ajuda que permanece no Centro Histórico de nossa cidade; primeira catedral do primeiro bispo do Brasil D. Pedro Fernandes Sardinha.

Que Nossa Senhora da Ajuda interceda, junto a Jesus, sempre por nós!