Minuta da Ata da 1ª Reunião da nova mesa administrativa da irmandade Senhor dos Passos

02-02-2011 20:46

 

   Minuta da Ata da 1ª Reunião da nova mesa administrativa da irmandade Senhor dos Passos

 

   No dia 1º./02/11, na sede da igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, foi realizada a primeira reunião da nova mesa administrativa, às 13:30 hs. pós celebração.

    Foi aberta com uma oração ,pelo padre Ireneu, capelão da Ajuda, em seguida o provedor Carlos Augusto abriu a sessão, expondo à pauta, o secretário Fred. Vilas Boas, transcreveu à ata, que teve a seguinte ordem, e deliberações:

- Por unanimidade, foi aprovada a data do dia 10 (dez) de fevereiro, como sendo o *dia da irmandade*, (data em que o imperador da época , doou a igreja a irmandade), no ano de 1826.

- A idéia do Museu, projeto do provedor, foi aprovada pelos membros da irmandade, e pela maioria da assembléia, que foi consultada e deu a resposta positiva durante a celebração. *Levantou à mão aqueles que aprovaram o projeto.

Foi indicada para comandar o projeto, Márcia Abreu,nossa irmã e museóloga, formada. Que contará ainda, com ajuda do Sociólogo e arqueólogo Udson, e do artesão Pe.Josevaldo.

- Foi informado a todos pelo provedor, as medidas já adotadas pelo mesmo, como a compra de equipamentos, impressoras, reforma de computador e acessórios para a informatização da administração, implantação de internet ,pela GVT. Já solicitada, com a utilização da portabilidade, não houve contestação, todos a favor. E foi prometido pelo provedor,um curso gratuito básico de informática para os membros da irmandade que não têm acesso a internet, e não sabem operar, inclusive para esse fim, será doado pelo provedor,um micro computador completo, de segunda mão, para ajudar no curso, motivando os irmãos.

Aprovaram também,à instalação do novo gabinete do provedor e salão de reuniões,na parte superior da igreja, visando desafogar a sacristia e devolver a mesma à sua real utilidade.

- Foi informado o sucesso do site da igreja, e houve satisfação geral, e aventada a possibilidade de ampliação do mesmo, dado ao grande número de visitantes e adeptos, sem contestação por parte dos presentes. que responderam positivamente.

- Foi informado ainda,a mudança do contador, e a apresentação da nova empresa de Contabilidade, e será formalizado um contrato de prestação de serviços com a mesma.

Foi comunicado a todos, que já foi enviado ofício, solicitando ao Museu Afro, instalado no

prédio anexo da igreja, o cumprimento da promessa, quando da formalização do Termo de Uso, pela mesa anterior,(que teríamos direito a 06 (seis salas), bem como da ilegalidade da transação,sem o consentimento do Cardeal Arcebispo. Foi proposto um aditivo ao documento.

Foi comunicado ainda, as propostas para a renovação de contratos de aluguéis vencidos, e

       O provedor,pessoalmente se comprometeu em efetivar as renovações, por ser uma especialista na             área imobiliária, e também por uma questão estatutária. Podendo contar com assessoria jurídica do Dr. Figueiredo, advogado da Arquidiocese.

- Colocada para apreciação a criação de uma secretaria,que funcionaria atrás da Lojinha da igreja, e que serviria para recepção do futuro Museu, que será instalado na parte superior, idéia aprovada.

O horário da igreja, e seu funcionamento, melhorias já comentadas por todos e elogiadas.

Foi esclarecida à questão da Mord. de culto, suas atribuições e auxiliares. Foi Lido um trecho do estatuto ainda em vigor, pelo provedor, ao tesoureiro, esclarecendo o porque de estar tomando algumas medidas, frisou o mesmo, que apesar da reforma já aprovada, a cláusula em questão não seria alterada. Pois já foi divulgada em reunião anterior, às alterações que serão introduzidas

    Colocação dos escudos nas capas da irmandade, bem como nas camisetas em gola pólo, personalizadas, para todos os membros da mesma, farda para o funcionário, e prestadores de serviços da igreja. E Crachás de identificação para a mesa administrativa, com todo o custo pago pelos irmãos e usuários.

    Por fim uma medida sugerida pelo Pe. Josevaldo, quando ainda era o capelão, para que todos da irmandade, obrigatoriamente, contribuam com a aquisição de carnês *uma espécie de dízimo*, o que foi aprovado, e, o provedor, para dar exemplo, adquiriu, 04, carnês. Instaurando esse procedimento de imediato, para que todos sem exceção, contribuam de acordo com as possibilidades de cada um. Determinando a aquisição mínima de 1 (um) carnê, no valor mensal de R$ 5,00 (cinco reais) mês. Ficando contribuição maior, a critério dos irmãos.

   Ainda foi apresentado um catálogo do novo fornecedor de flores, que já colocou 06 (vasos), na igreja, por um valor abaixo do mercado, que foi aprovado por todos.

    Encerrada a reunião, foi feita uma oração final pelos irmãos, de agradecimento a Deus.

                                               Salvador, 01 de fevereiro de 2011.