Breve resumo

A igreja da Ajuda foi construída pelos Jesuítas, em 1549, uma construção inicial muito simples, de taipa e coberta de palha, daí o nome de “Sé de Palha”, porque foi a primeira construção dos Jesuítas em solo baiano, e em território nacional, portanto, é de fato à primeira igreja do Brasil, abrigando em 1552, o primeiro Bispo D. Pedro Fernandes Sardinha, que deu início de imediato à uma reforma, que foi concluída em 1579, passando daí a servir como Matriz, e primeira catedral provisória do país. Foi reformada outras vezes, em 1807 foi incorporada aos bens da união e por decreto imperial em 10 de fevereiro de 1827, foi doada a Venerável Irmandade do Senhor dos Santos Passos e Vera Cruz.

O Nome da igreja, foi retirado de uma Caravela de Tomé de Souza denominada de Nossa Senhora da Ajuda. Pela igreja passaram com destaques principais, além do primeiro Bispo D. Pedro Fernandes Sardinha, o Pe. Manoel da Nóbrega, um dos primeiros a pregar o Evangelho no Brasil, e no século XVII o insigne padre Antonio Vieira, famoso pelos seus mais de 200 sermões e aproximadamente 500 cartas e profecias. Ainda nos dias de hoje, mantemos na igreja o púlpito onde pregou o Pe. Vieira, e uma lápide assentada pela Academia de Letras da Bahia ratificando à história.

Em 1912, a igreja primitiva foi demolida, em virtude de um plano de remodelação da cidade, tendo celebrado a última missa em 16 de agosto do referido ano. Foi celebrante o Arcebispo D. Jerônimo Tomé da Silva e pregou o padre Antonio de Menezes.

Em 1923, por ocasião da festa do centenário da independência, foi inaugurada a nova igreja da Ajuda, próxima ao local onde existia a primitiva. E este templo foi finalmente restaurado em 2003, reinaugurado em 2004, em celebração presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo.